Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Jardim Botânico

Hoje pela manhã no JB-RJ. Tamanho A4
Esta foi feita em tamanho cartão postal

Manhã de sábado no Jardim Botânico. Muitas grávidas de barriga de fora sendo fotografadas com seus cúmplices. Debutantes de pernas finas equilibrando-se em  altíssimas sandálias plataforma contracenavam com saracuras de pernas igualmente. Tucanos fazendo algazarra, tiribas e maritacas fazendo mais algazarra. E crianças. Gringos de todas as latitudes, turistas brasileiros, turistas niteroienses, tudo e todos em caótica harmonia. Os desafios de sempre das aquarelas no JB: simplificar a profusão de planos, de verdes, de luzes. 


A de baixo saiu primeiro, em meia hora. A de cima levou pouco mais de uma hora. Usei aquarela em pastilha e um único pincel médio, priorizando a agilidade guerrilheira na pintura au plain air. As sombras da de cima talvez estejam exageradas no azul, mas o resultado me pareceu mais interessante, embora menos natural. Pintar, afinal, não é imitar a realidade. Torço o nariz quando um observador diz; "Está ficando igualzinho!" Pintura, assim como qualquer arte visual (até mesmo a fotografia) há de ser a interpretação da realidade pelo artista. Então, não sei se era assim, mas foi assim que eu senti a paisagem. E o dia está ganho.

5 comentários:

  1. Lindas suas aquarelas.
    Parabens!
    Valeria Patrocinio

    ResponderExcluir
  2. Lindas e encantadoras.
    Parabéns!
    Cida

    ResponderExcluir
  3. Belas aquarelas! E texto que consegue ser mais belo ainda! rs

    ResponderExcluir
  4. Adorei a reflexão sobre as artes visuais, Ralph! Concordo inteiramente!

    Quanto às aquarelas, parecem ter me transportado para aquela delícia de lugar que é o Jardim Botânico. Parabéns!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua incrível sensibilidade para "captar a realidade".

    ResponderExcluir