Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Missão aves do Pantanal 2: Quase a capivara vai pro brejo

Finalmente o dia de nosso embarque! Marcamos de véspera com um taxista amigo e saímos de casa, eu e Suely, às cinco da matina em direção ao "Aeroporto Internacional Rio de Janeiro Tom Jobim Galeão" (o nome oficial é esse mesmo!). Às seis estávamos tranquilos na fila do check-in do voo para Cuiabá, que sairia às 7:06. Chegando nossa vez,  nos apresentamos no balcão da TAM e entregamos sorridentes nossos vouchers à funcionária. Ela torceu o nariz, levantou as sobrancelhas e sentenciou: "Esse voo sai do Santos Dumont." Pânico! Hora do rush da manhã, o repórter aéreo com certeza estaria anunciando trânsito parado na Avenida Brasil, Linha Vermelha, Presidente Vargas e Via Binário, rotina diária no Rio desde que derrubaram a Perimetral. Teríamos pouco mais de meia hora para chegarmos até o Centro do Rio na pior hora do trânsito. Atravessamos correndo o saguão do aeroporto com malas e mochilas e pegamos um táxi no setor de embarque mesmo. "Pelamordedeus, motorista!" Ele partiu rápido, consultando um aplicativo no celular sobre a melhor rota a tomar. "Vamos pela Presidente Vargas e pegamos a Avenida Passos", ele disse com segurança. "O tempo estimado é de 26 minutos." Maravilhas da tecnologia, pensei enquanto tentava ficar zen e imaginar um plano B. No mínimo perderíamos um dia no Pantanal e morreríamos numa grana para remarcar o voo. Não havia nem como pormos a culpa no outro, o vacilo tinha sido dos dois.

Mas não é que chegamos em 25 minutos? Suspiros de alívio ao conseguirmos despachar as malas. Agora era relaxar.

Tamanduá-bandeira, bicho tranquilão.
Depois de uma conexão em Brasília, desembarcamos no calor de Cuiabá, onde uma van pegou a nós e outros três casais, todos estrangeiros, e partiu em direção sul. Nosso destino era o Araras Eco-Lodge, às margens da Transpantaneira, depois de Poconé. A MT 060, também conhecida como Transpantaneira, começou com asfalto ruim, o que me trouxe um desconfortável sentimento de vergonha perante os estrangeiros. Mas, poucos quilômetros adiante, descobrimos obras de recapeamento em andamento, e seguimos por asfalto bom até a pequena Poconé. A partir daí, estrada de terra reta, plana e bem conservada até a sede do Parque. Paradinha para as primeiras fotos! Jacarés, capivaras e muitas, muitas aves! Garças brancas grandes e pequenas, uma garça real, garças-mouras, maçaricos-reais, trinta-réis-grandes, vários martim-pescadores diferentes, tuiuiús e emas ao longe... Só ali uns seis lifers. A excitação e a expectativa cresciam a cada clique, e era só uma pequena amostra do que veríamos nos próximos dias.

Trinta-réis-grande
Mais alguns quilômetros e chegamos a nosso destino, sendo recepcionados por um tamanduá-bandeira, sucos gelados, bolos e biscoitos. A recepcionista Ingrid deu-nos as boas vindas e instruções diversas, primeiro em inglês para os gringos, e só depois em português para mim e Suely. Antes de irmos até nosso quarto eu já fotografava uma gralha-do-pantanal e alguns cavalaria com suas belas cabecinhas vermelhas. Pouco mais tarde, as coisas já acomodadas em nossos aposentos, percorremos os arredores da sede, onde um príncipe, também conhecido como verão, se exibia nunca a menos de dez metro de distância, seu vermelho das vestes nupciais parecendo exagerado à luz do por-do-sol.

Príncipe macho, em traje nupcial. O vermelho
"berrando" à luz do fim-de-tarde.


















Os lifers do primeiro dia foram dezesseis:
  • trinta-réis-grande
  • caturrita
  • carretão
  • maçarico-real
  • curicaca
  • arara-azul-grande
  • ema
  • graúna
  • gralha-do-pantanal
  • cavalaria
  • aracuã-do-pantanal
  • saracura-três-potes
  • gavião-belo
  • carão
  • príncipe
  • martim-pescador-verde
(continua no próximo post)

2 comentários:

  1. Po Ralph, escreve tudo logo! Rsrsrs. To ansioso e empolgado como se fosse comigo! Abraços! Luciano

    ResponderExcluir