Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Giverny - Um Estranho no Paraíso

No Museu Orangerie, em Paris, estão expostos grandes painéis de Monet retratando as lendárias ninfeias no lago do jardim de sua propriedade em Giverny. O LÓrangerie, com seus salões ovais construídos exclusivamente para abrigá-los, é chamado de "A Capela Sistina do Impressionismo". O lago, os jardins e todo o belíssimo paisagismo que cerca a residência da família de Claude Monet com sua segunda esposa, Blanche Rochedée, foram projetados e construídos pelo próprio pintor como uma obra de arte em si. Ali Monet aliou seu gosto pessoal com uma forte influência estética dos jardins japoneses. O cenário idílico resultante foi o objeto quase exclusivo da obra do artista em sua maturidade. 


Ir a Giverny e ver-me em meio ao cenário original dos quadros que aprendi a admirar e amar era um sonho que consegui realizar há dois anos. A sensação de ultrapassar o portão e ver-me em meio àqueles quadros vivos e admiravelmente conservados foi indescritível. Depois do transe inicial e de muita baba na gravata, consegui fotografar o que se me apresentava aos olhos. Utilizei uma daquelas fotos para inspirar a aquarela abaixo, tentando usar minha maneira particular de interpretar as mesmas cores, reflexos e luzes que no passado inspiraram Monet a criar suas obras primas. Uma humilde homenagem ao mestre.

2 comentários: