Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Quatro reais

Laura, uma amiga que mora no Rio, nos liga num domingo e pede a indicação de um bom restaurante de frutos do mar em Niterói. Ela, uma amiga e o marido desta iam atravessar a ponte para um passeio nessa terra, minha e de Araribóia. Pergunto se eles se importariam em ter nossa companhia, seria um bom programa naquela clara manhã de outono. Tudo bem, ótima idéia, e ficamos aguardando que passassem em nossa casa para apresentarmos Jurujuba aos cariocas.

Uma hora mais tarde, chegam Laura, sua amiga Leninha com seu marido, o Fred, e, além dos três, a mãe de Leninha e a filha do casal, de uns dez anos de idade. Apresentações de praxe. Já conhecíamos Leninha da casa da Laura, moça simpática, jeito delicado. Fred pareceu-me econômico nos sorrisos e nas palavras, ar ligeiramente contrariado, ou então era minha imaginação fértil. Primeiras impressões podem ser enganosas, melhor não julgar e dar uma chance ao rapaz. Seguimos de carro pela orla de São Francisco e Charitas, as praias cheias tendo como fundo o Rio visto de longe, paisagem inédita para muitos cariocas. Chegamos ao bairro de pescadores, onde uma providencial vaga na sombra nos aguardava. Depois descobrimos tratar-se da sombra de um pé de jamelão carregado. Se você gosta do carro coberto de manchinhas roxas, tudo bem, nada que uma boa lavada não resolva.

Todos elogiaram a decoração rústica do restaurante, cheia de modelos de traineiras e motivos náuticos, e a vista para a enseada bucólica. Ordenamos uma entrada e as bebidas. Eu e minha mulher pedimos caipirinhas e Fred pediu um chope. Hora de deixar a conversa fluir e conhecermos melhor os amigos de nossa boa amiga. Logo o garçom, um senhor de óculos nos seus sessenta e poucos, traz as bebidas. Aqui, começa a história: Fred diz ao garçom que mudou de idéia, que não vai mais querer o chope, e sim uma cerveja. Uma luz amarela pisca na minha cabeça: aí vem coisa. O garçom, educado, explica o óbvio: poderia trazer a cerveja quando o freguês quisesse, mas o chope, uma vez tirado, não poderia ser devolvido. Fred insiste, deixando o pobre garçom constrangido, e talvez pensando: ”Essa é inédita.” Será que alguém ficou intrigado, ou teria sido só eu? Chegam os tira gosto de frutos do mar para nos distrair enquanto esperamos os pratos principais. Esforço-me em acompanhar a conversa, mas meus sentidos estão definitivamente voltados para o cara. Ele, então, pega um pedaço de limão e o espreme no chope. Lembro-me de que, quando as cervejas mexicanas chegaram ao Brasil, era comum enfiar um pedaço de limão gargalo abaixo naquelas garrafinhas transparentes, mas no chope? Para mim era novidade. Então, depois de um gole, nosso comensal chama o garçom: “Meu amigo, tem umas coisas estranhas no meu chope, acho que o copo estava mal lavado. Dá pra devolver e trazer aquela cerveja e outro copo?”

Não me lembro de mais uma única palavra dita naquela tarde. Minha mulher, que não tinha notado nada, ficou de boca aberta quando, mais tarde, lhe contei o acontecido. Não sei se alguém mais percebeu. Se perceberam, disfarçaram heroicamente, conseguindo impedir que aquela tarde fosse para o ralo. Fiquei com pena da Leninha e da filha dos dois. Não consegui deixar de pensar, de forma preconceituosa, que algumas mulheres, para não ficar a pé, pegam até ônibus errado. Fiquei imaginando o conceito que a sogra teria daquele genro, e na mala sem alça que Laura tinha que aturar de vez em quando para estar com a amiga.

Algumas pessoas me surpreendem, outras me surpreendem muito. Até hoje, quando penso nessa história, fico tentando imaginar as motivações daquele sujeito. Seria algum tipo de jogo que ele gosta de ganhar, algo do tipo “Agora Te Peguei, Seu FDP”, o prazer simples em humilhar alguém que ele nunca tinha visto antes, ou a motivação mesquinha de economizar a merreca do preço do chope, vai saber? Com certeza, uma estratégia bizarra que, ele acredita, vai deixá-lo mais próximo da felicidade. Quem tiver outras hipóteses, por favor, cartas para esta redação.

5 comentários:

  1. Isto aconteceu realmente ou é fruto de sua fértil imaginação criando mais um conto no estilo "Realismo Fantástico"?
    Se aconteceu, você alterou os nomes das personagens ou está mesmo muito "pluto" com o gajo?

    ResponderExcluir
  2. ...eu ficaria putíssimo ! Pagaria o chop para o garçom e evitaria companhias assim ! Mas como diria meu caro amigo Antares, os frutos !!! Ahhh os frutos da fértil imaginação de um escritor podem ser terríveis ! rsrsrsrsrsrsrs Gostei, voce consegue um envolvimento emocional do leitor, não é uma coisa puramente racional ! Abçs
    Louis

    ResponderExcluir
  3. A pergunta esta no ar:
    Fato real,vivido pelo nosso querido escritor ou puramente resultado da sua imaginação rica e fértil,como de todo bom escritor,que nos faz acreditar,que tudo aquilo que ele criou no seu imaginário,realmente aconteceu...
    Fica lançada a questão,quem dá mais???

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu não posso levantar nenhuma sombra de dúvida a respeito da qualidade dos contos com que o nosso querido escritor nos presenteia. Afinal, é por isso que acompanho o blog! Mas, desconfio que nem em suas mais inspiradas histórias no estilo realismo fantástico, ele conseguiria reproduzir com tanta veracidade o espanto de sua esposa ao saber da história (mesmo ela tendo presenciado a mesma, em tempo real). Então, por causa deste trecho (com sua licença, Ralph) "Minha mulher, que não tinha notado nada, ficou de boca aberta quando, mais tarde, lhe contei o acontecido" eu acredito integralmente na história!!! E acho que os nomes são esses mesmos, hein??!! Então, não quero nem conhecer o Fred!!!! Deve ser um carinha bem chato mesmo!!! E vou ousar aqui (mais uma vez, com licença, Ralph): na minha opinião, o Fred já estava contrariado desde o início. Por isso, ele resolveu eleger uma vítima - o garçom!!!! Coitado...

    ResponderExcluir
  5. Caraca!!! Que babaca contumaz!!! Estou com o Sassá: essa história é verdadeira!!! E minha intuição diz isso não por causa do espanto da Sueli, mas por causa do espanto do Ralph mesmo. Às vezes passamos por coisas tão esquisitas que só parecem reais pra gente quando contamos pros outros...Arre, sr Fred, que o sr não seja um leitor deste blog!

    ResponderExcluir