Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Porque não Miami?


Miami: trocando o amarelo gema dos táxis por um tom mais canarinho,
bem que dava para passar por Barra da Tijuca
Miami é, provavelmente, a cidade americana favorita dos turistas brasileiros. Estive recentemente por lá por conta de um congresso médico e, até certo ponto, sou capaz de entender as razões dessa escolha dos patrícios. Em Miami, quando se entra em uma loja ou se aborda alguém na rua, nunca se sabe se a conversa vai fluir na língua de Shakespeare, de Cervantes, de Camões ou em uma mistura amigável e inacreditavelmente compreensível dos três idiomas. Uma Babel às avessas. Miami é quente, não neva nunca (tem lá seus furacões, é verdade), é plana, à beira-mar e tem avenidas largas que nos remetem de certa forma à Barra da Tijuca. E ainda permite que se saboreie um bom feijão com arroz em um dos muitos restaurantes cubanos. Negros, morenos e branquelos, em todas as suas nuances, circulam democraticamente misturados a turistas de todo o mundo em Miami Beach. Dá para suar a camisa no sol, ver gente em roupa de banho na rua, pegar uma praia de areia branquinha e nadar em um mar de temperatura agradável. Brasileiros abarrotam os shoppings de Miami comprando camisas, calças, vestidos, tênis, meias, carrinhos de bebê, maquiagem e o que mais se possa enfiar em uma mala tamanho jumbo, torcendo para que, quando a hora da verdade chegar, os orixás distraiam a atenção da Receita no momento de enveredar com cara de pôquer pela fila do “nada a declarar” na aduana brasileira.  Então, estaremos de volta à nossa Pasárgada, doidos para desfilar a muamba ornada com a indefectível bandeirinha azul, vermelha e branca da Tommy Hilfiger pelas passarelas tupiniquins. Miami é a América onde nos sentimos mais à vontade e menos estrangeiros.


Tudo bem, eu entendo. De minha parte, quando quero ver gente usando Tommy Hilfiger em shopping center economizo a passagem de avião e fico pelo Barra Shopping mesmo.

2 comentários:

  1. Gostei muito. Uma narrativa fiel do cotidiano de Miami e extremamente agradável de ler.
    Como sempre, é bom observarmos através de outro olhar, vemos coisas que por vezes
    nos passam desapercebidas. Parabéns!
    Rosário

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahaha... Viva a economia!!!!

    ResponderExcluir