Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Felicidade, essa bandida


Poucas coisas podem ser tão perniciosas quanto a felicidade. Eu, que tenho vivido sempre a perseguir essa quimera, agora, às vésperas de fechar o balanço de mais um ano, constato aliviado que grande parte daqueles votos de felicidade proclamados com maior ou menor sinceridade falhou miseravelmente. Que alívio!

Imagine alguém que enriqueça, ou, já sendo rico, que alcance toda a riqueza que tenha sido capaz de imaginar. Que tenha o amor e o corpo da mulher mais maravilhosa que possa ter desejado. Que seu time tenha sido campeão estadual, nacional e continental. Que não tenha sofrido nenhuma decepção, nenhuma ofensa, nenhuma dor física ou moral. Que tenha concretizado todos os seus sonhos e fantasias. Fosse eu o infeliz objeto de tanta felicidade, por certo não veria o alvorecer de 2012, pois antes do foguetório e do champanhe meteria uma bala nos miolos.

Pois que felicidade demais amolece o corpo e o caráter, e a insatisfação é a mãe de todas as artes. Imagine amanhecer a cada dia completamente feliz, sem qualquer inquietação, nenhum incômodo no corpo ou na alma. Quem se disporia a sair da cama? Que louco iria pôr a vontade, o engenho e os músculos a funcionar para tentar melhorar o que já é ideal?

Graças ao bom Deus, a Felicidade não me atingiu. Pequenas felicidades sim, algumas se demorando um pouco, outras ariscas como passarinho da mata. Posso me aproximar do ano novo pleno de insatisfações comigo próprio e com o mundo. Então, vou pegar no armário aquelas esperanças amarrotadas, rotas e verdesbotadas, amarrá-las no pescoço e sair na primeira chuva do ano abraçando e beijando meus semelhantes insatisfeitos, desejando um feliz 2012. Mas, no fundo, torcendo que não sejam tão felizes assim, deixando espaço para um 2013 melhor.

E vamos que vamos!

7 comentários:

  1. E como eu tenho dito na minha mensagem de fim de 2011, nada melhor do que a mudança de ano para, pelo menos, nutrirmos a esperança de que tudo será diferente e SEMPRE para melhor!!!!

    Concordo em gênero, número e grau, Ralph! Afinal, felicidade plena não nos movimenta. Mas, insatisfações, venham aos poucos, por favor...

    ResponderExcluir
  2. É isso exatamente...O mito da felicidade plena impede que desfrutemos essas pequenas felicidades das quais vc falou...A felicidade de um novo dia, de ouvir pássaros em volta de casa, de abraçar amigos e receber abraços, etc...É tanta felicidade que entontece...Este é o sentido da felicidade.

    ResponderExcluir
  3. grd Ralph gostei e partilho a "ideia" viver cada momento de felicidade no tempo ... sentindo o vento a sede o calor o desejo a maturidade o medo feliz idades a fora!!!
    Mario Medina

    ResponderExcluir
  4. Ralph, adoro seus posts. Este, então, está especialmente "feliz". Deixou meu dia mais leve. Obrigada e "feliz" 2012!
    Christ

    ResponderExcluir
  5. Adorei..."felicidade demais amolece o corpo e o caráter"...média felicidade em 2012 para todos nós.
    Samara

    ResponderExcluir
  6. Em meio a tantos anseios de acertos nossos e benesses que a vida pode nos trazer, somos eventualmente surpreendidos por verdadeiras "batidas de frente" que nos arremetem para fora da rota que estávamos seguindo e tudo parece desabar em nossas cabeças. Constantemente também somos acometidoas de pequenos eventos que conseguem nos fazer "patinar", e com isso o caminho da felicidade parece se distanciar. O aprendizado com os eventos indesejados não podem nos extrair a esperança de dias melhores. O estado de excelência em toda a vida deve ser realmente um horror, mas levar "trombadas de frente" não é nada agradável, enfim eterna insatisfação humana que nos leva a sermos tão complexos. De qualquer forma já vi o rosto da felicidade em vários momentos e pretendo continuar a vê-la muitas outras vezes, apesar dos desabores que por ventura venham a ocorrer.

    ResponderExcluir
  7. Ralph Antunes,
    "Imagine amanhecer a cada dia completamente feliz, sem qualquer inquietação, nenhum incômodo no corpo ou na alma. Quem se disporia a sair da cama?". Você acertou, são eles, os desafios, que nos empurram para frente. Mas, é preciso ter muita sensibilidade e conhecimento, como você mostrou ter, para entender essa engrenagem.

    Um abraço

    Lucia Regina

    PS.: Ralph Antunes, visite e seja seguidor do meu blog.
    http://wwwnarrativasbreves.blogspot.com/

    ResponderExcluir