Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aquarela


No início de 2011 comecei a freqüentar aulas de aquarela por sugestão de minha filha mais velha e, depois, meus dois outros filhos juntaram-se a nós. O professor é Renato Alarcão, ilustrador muito conhecido e respeitado entre seus pares e que mora aqui pertinho, em Niterói. Depois de anos sem tocar nos pincéis, era a oportunidade de tomar contato com a aquarela, um meio bem mais complicado que a pintura a óleo. Uma definição me escapou outro dia: pintura a óleo é como operar uma máquina, enquanto a aquarela é como conduzir um rebanho: os pigmentos diluídos em água têm vida e decisões próprias. O melhor que você pode fazer é conduzir a tinta e antecipar, com alguma expectativa de acerto, o que ela vai decidir fazer sobre o papel. E cada  pigmento tem seu próprio temperamento: transparência, permanência, capacidade de aglutinar ou fundir com o vizinho de outra cor e outras idiossincrasias.

Essa tem sido uma grande oportunidade de conhecer gente bacana e interessante, com cabeças e esforços voltados para os mais diferentes objetivos, como padronagens para tecidos, ilustração de livros infantis, vinhetas para vídeo e TV, história em quadrinhos e graphic novels. Conversar e conviver com pessoas de áreas tão diferentes é tão bom e interessante quanto aprender aquarela.

Cheguei pensando em fazer paisagens, mas não fiquei imune à convivência com os ilustradores. A gente como que se contagia. Decidi que já dá para mostrar alguma coisa. Então, dêem uma olhada aí embaixo.

Segue também o link do mestre e amigo Alarcão:

3 comentários:

  1. Ralph, se a aquarela é como conduzir um rebanho, você, querido pastor, é um verdadeiro expert no assunto, né?! ;-)

    Meus parabéns! Sou leiga no assunto, mas só sei que estão lindos os seus trabalhos!

    ResponderExcluir
  2. Ralph Antunes,

    Bonito trabalho, além de ser enriquecido com a convivência com os outros artistas.

    Um abraço

    Lucia Regina
    Convido-o a ser seguidor, também, do meu blog
    http://wwwnarrativasbreves.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ralph,como disse para minha tia Mariza,você é um tri-artista:escritor,pintor e fotógrafo da melhor qualidade.
    Seus textos retratam a singeleza de uma região serrana com habitantes simplórios e extremamente verdadeiros.Suas palavras soam aos meus ouvidos com um som bucólico e nostálgico tecidas com uma delicadeza ímpar.
    Suas aquarelas,em tons claros retratam uma Natureza ,ao mesmo tempo,presente e esquecida,mas que aguça o meu olhar para dentro das matas e de seus habitantes.Outras vezes,em outros olhares despertam um arco-íris escondido por detrás de pessoas e cenários.
    Suas pinceladas são delicadas como suas palavras sem,contudo,deixarem de proporcionar uma introspecção na alma.
    Suas fotografias complementam seus textos e suas pinturas.É um universo composto por palavras,pinturas e fotografias que,sob uma mesma temática desvendam o seu mundo interior e revelam um universo de observações lapidadas num critalino poliedro.Parabéns!Maria Lucia Arruda
    S

    ResponderExcluir