Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

sábado, 20 de agosto de 2011

Incidente Internacional


Estava eu comendo uma cafta com arroz de lentilhas lá no Munir... Vocês conhecem o Beirute, lanchonete de comida árabe do Munir ali na galeria do Trade Center? Tem as melhores esfirras e pratos árabes de Niterói. A lojinha tem só uns dez metros quadrados, mas noutro dia eu contei, ali dentro, além das cinco funcionárias atrás do balcão, quatorze fregueses dentro da loja e mais uns dez comendo do lado de fora. Puseram agora duas mesinhas em frente à porta, mas nem precisava. Nem na própria Beirute original, nem em Damasco ou em Bagdá tem tanta gente comendo cafta, esfirra e quibe por metro quadrado.

Pois bem, estava eu almoçando de pé uma cafta com arroz de lentilhas com muita cebola crocante quando uma senhora entrou na loja e perguntou educadamente às balconistas e clientes se tinham achado um jornal que ela deixara sobre o balcão. Não, ninguém tinha visto. “Um jornal escrito em hebraico, com notícias de Israel, vocês não viram?” Não, não tinham visto. A senhora agradeceu a atenção, saiu da loja e falou com uma moça, provavelmente sua filha. A moça subiu nas tamancas da arrogância e entrou na loja pagando geral: “O jornal ficou aqui no balcão, era em hebraico, foi minha aluna que trouxe de Israel, alguém pegou!“. Nem que fosse em português com notícias do meu Ceará eu não pegava”, cochichou a Bia pra Do Carmo por detrás do balcão. “Vocês têm que ter visto, ficou aqui quando eu estava pagando os salgados”. A freguesia levantava os olhos, ocupada com o quibe ou a berinjela recheada, observando os acontecimentos e depois voltava a se concentrar na refeição. A moça saiu esbravejando e esculachando a mãe descuidada. Mas, depois, a pedido dela, resolveu dar uma conferida na sacola que trazia a tiracolo. O jornal estava lá. Ela fingiu que não tinha visto nada e saiu pela galeria pisando duro, a mãe atrás. “Nem para entrar na loja e pedir desculpas, puxa vida”, pensei entre uma garfada e outra. No jornal de Israel estava escrito qualquer coisa sobre um incompreensível novo ataque terrorista em Tel Aviv e os bombardeios israelenses de represália contra alvos na Faixa de Gaza. Ainda bem que estamos no Brasil.

2 comentários:

  1. KKK! O mundo tá cheio dessas figuras.
    Chrys

    ResponderExcluir
  2. Não gente, não é nenhum posicionamento político nem contra nem a favor de judeus ou palestinos. É só uma constatação de que boa vontade e educação pode evitar brigas e até guerras.
    Ralph

    ResponderExcluir